Pesquisar este blog

28 de mar. de 2010

Páscoa - 2010


O nome Páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" (passagem), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu. Esta libertação foi marcada pela travessia do Mar Vermelho, que se abriu para "passagem" dos filhos de Israel que Moisés conduziria para a Terra Prometida.
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria.

" O PÃO E O VINHO"

O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Santa Ceia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas arrependidas, de fé e boa vontade.
A instituição da Santa Ceia foi feita por Jesus na Última Ceia, quando ofereceu o pão e o vinho aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei, isto é o meu corpo... Isto é o meu sangue...".
O pão e o vinho na Santa Ceia são mais que um símbolo. É a presença real e verdadeira de Cristo junto do seu povo, para perdão vida e salvação.
A páscoa judaica lembra a passagem dos judeus pelo mar vermelho, em busca da liberdade. Hoje, comemoramos a páscoa lembrando a jornada de Jesus: vida, morte e ressurreição por nós, para também termos vida, vencermos a morte e vivermos eternamente com Ele no céu após sua segunda vinda.

26 de mar. de 2010

Trabalhando a Africanidade Brasileira II

A expressão africanidades brasileiras refere-se às raízes da cultura brasileira que têm origem africana.
Dizendo de outra forma, queremos nos reportar ao modo de ser, de viver, de organizar suas lutas, próprio dos negros brasileiros e, de outro lado, às marcas da cultura africana que, independentemente da origem étnica de cada brasileiro, fazem parte do seu dia-a-dia.
Possivelmente, alguns pensem: Realmente, é verdade o que vem de ser dito, pois todos nós comemos feijoada, cantamos e dançamos samba e alguns freqüentamos academia de capoeira. E isto, sem dúvidas, é influência africana.
Estamos trabalhando tudo isso. Vejam alguns registros:

22 de Março - Dia Internacional da Água

É preciso lembrar que, em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a falta desse bem essencial à vida.
A água é um bem precioso e insubstituível. É um elemento da natureza, um recurso natural. Na natureza podemos encontrar a água em três estados: sólido (gelo), gasoso (vapor) e líquido. Ainda classificando a água ela pode ser: doce, salobra e salgada.
Tentar aumentar a consciência pública da importância da conservação dos recursos de água potável, é o objectivo do Dia Mundial da Água que se assinala a 22 de Março.



25 de mar. de 2010

Trabalhando a Africanidade Brasileira I

O estudo da história do continente africano possibilita a correção das referências equivocadas que carregamos sobre os africanos, além, é claro, de tornar mais denso nossos conhecimentos sobre suas características e realidades. Um bom caminho a seguir seria o da utilização de estratégias que chamassem a atenção dos “ouvintes” (alunos ou mesmo outros educadores) para a importância da África na trajetória histórica da humanidade. É claro que também não podemos esquecer-nos de enfocar nesse trabalho seu rico e específico conjunto de sociedades e experiências culturais, sociais, econômicas e políticas.

Com este objetivo e coincidindo com a realização da 19º copa do mundo 2010, os professores da nossa Escola escolheram como tema central para o projeto do primeiro semestre “Trabalhando a Africanidade Brasileira”, onde será desenvolvido um trabalho coletivo, referente ao continente africano, sua história, seus costumes, destacando as heranças brasileiras africanas.

Durante todo esse semestre estaremos a desenvolver este trabalho, mas já podemos mostrar alguma coisa. Veja:

21 de mar. de 2010

Ziraldo em Feira de Santana.


No dia 12 de março, houve no Spazzio Eventos, a solenidade de lançamento do Projeto Planeta Leitura - Ziraldo e seus amigos.E lá a estavam os representantes da nossa escola, prontos para receber preparo no sentido de incentivar as crianças a terem gosto pela leitura.
O escritor falou brevemente sobre a leitura, sua importância na escola e a necessidade de o aluno ter o livro em mãos. Segundo ele, o ensino fundamental erra quando obriga os alunos a aprenderem conteúdos que não tem utilidade nenhuma. Essa foi a idéia que transmitiu para os presentes no referido evento. “A escola só precisa ensinar ler, escrever e contar”, comentou.

9 de mar. de 2010

Trabalhos ao ar livre

A Professora Ray em uma aula ao ar livre com seus alunos em um dos espaços da Escola.

Primeira Reunião de Pais e Mestres 2010

 
No dia 5 de março, a Escola Doce Lar da Criança realizou a sua primeira reunião de pais. A abertura foi feita pela querida Iana que em seguida passou a palavra à professora/coordenadora Rute, que juntamente com a comunidade fez a oração inicial de agradecimentos a Deus pelo inicio de mais um ano letivo e apresentou as novas professoras.
Na seqüência a Diretora Edivanda falou sobre a importância da contribuição dos pais para o desenvolvimento das crianças, além de tópicos como: Assiduidade, Disciplina, Calendário, Horários, Fardamentos, etc.
Os professores tiveram a oportunidade de falar aos presentes expondo suas expectativas para o trabalho com a escola.
O momento também foi oportuno para fazer uma especial homenagem às mulheres, uma vez que o dia 8 (dia internacional da mulher) se aproximava.
Os pais que estavam presentes em grande número participaram dando sugestões que estão sendo analisadas pela direção. Também foram muitos os que fizeram elogios a escola.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...