Pesquisar este blog

24 de jun. de 2010

Recesso Junino 2010


FELIZ SÃO JOÃO!

No dia 20 de junho inicia-se o nosso recesso junino. Aproveite esse período pra descansar e aproveitar tudo de bom que as festas juninas oferecem.

Retornaremos no dia 05 de julho para a conclusão dos trabalhos da 2ª unidade.



Oficina de Leitura.

Muito se tem falado acerca das dificuldades que alunos de todos os níveis de escolaridade encontram quando têm que produzir textos. Este foi o motivo-chave de ter-se realizado uma oficina de leitura com o corpo docente, para posteriormente serem trabalhados com corpo discente da escola. Fez-se um trabalho com o uso de jornais entrelaçando os conteúdos, explorando o máximo possível de maneira agradável e bem proveitosa, com a transversalidade e a interdisciplinaridade.
Veja os conteúdos registrados na oficina de leitura:

1-1º bloco teórico: A Leitura em sala de aula.
2-Discussões e amostra de objetivos relacionados à leitura;
3-Filme: A interdisciplinaridade.
4-2º bloco teórico: O jornal e os temas transversais
•Apresentação da teia do conhecimento;
5-Organização de um projeto de leitura fazendo uso de jornais
6-Socialização dos projetos;
7-Amostra de sugestões de outros trabalhos que podem ser desenvolvidos com o uso do jornal
8-Orientações gerais sobre o jornal na educação.

Veja aqui registros do trabalho da equipe.



19 de jun. de 2010

Encerramento do primeiro semestre.

As chamadas festas juninas reúnem as homenagens aos principais santos reverenciados no mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro. A época é marcada por brincadeiras, comidas típicas, dança e muita superstição, presentes nas simpatias juninas. É a hora de se vestir de caipira e aproveitar esta festa que é um misto de profana e religiosa.
Na nossa escola foi feita uma festa onde os alunos dançaram a valer. Teve casamento na roça, rainha do milho e da laranja, apresentações de grupos de dança,sorteio de balaios e muito mais. Veja alguns dos melhores momentos.

Casamento na roça, Grupos de Dança, Rainhas do Milho e da Laranja, Concursos de Dança, E muito mais...



12 de jun. de 2010

Culminância do Projeto Africanidade Brasileira.

A cultura brasileira não seria a mesma sem a participação dos negros, que vieram da África e foram escravizados na época do Brasil colônia. Por isso, trazer elementos da cultura desse continente para a sala de aula foi fundamental a fim de que as crianças reconhecessem a contribuição africana para o país.

Hoje foi o encerramento do projeto “Africanidade Brasileira” que teve início em abril na nossa escola. Houve apresentações de ritmos africanos, trabalhos artísticos, trabalhos sobre a fauna e flora comparando o Brasil com o referido continente, e muito mais. Durante o projeto foram feitas pesquisas e investigações sobre os conhecimentos do continente Africano. Foram exibidos vídeos, feitas pesquisas em jornais e revistas, muita coisa para conhecer a relação entre o Brasil e a África.

Essa também foi uma forma de cumprir com a lei que determina a inclusão da temática “história e cultura afro-brasileira” no currículo oficial da rede de ensino. O projeto permitiu ainda que alunos afro-descendentes da escola também resgatassem a sua auto-estima.

Vale lembrar que o projeto envolveu toda a comunidade escolar não apenas na culminância mas em todo o seu decorrer.
Entre os conteúdos explorados durante o projeto destacamos:
•Delimitação do continente Africano no globo terrestre;
•Apreciação da sua vegetação e deserto;
•Conhecimento do continente Africano, suas peculiaridades geográficas e sua reserva biológica;
•Caracterização de floresta, savana e deserto.
•Conhecimento dos animais da África e suas peculiaridades;
•Características da população africana;
•História da participação da África na formação da população brasileira;
Em todos os aspectos procurando relacionar as características brasileiras e africanas.

Agora com o trabalho concluído, queremos expor aqui um pouco do que aprendemos no decorrer do período com rgeistros de apresentações e exposições que foram feitas por toda a comunidade Doce Lar da Criança.
Agora veja o que foi produzido pelo alunado durante o projeto e apresentado na culminância. 

5 de jun. de 2010

Dia Internacional do Meio Ambiente.

“Muitas espécies. Um planeta. Um futuro”. Esse é o slogan que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado em 5 de junho. A preocupação com a vida selvagem tem como objetivo reforçar a reflexão sobre o Ano Internacional da Biodiversidade, celebrado em 2010.
O dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência Mundial do Clima em Estocolmo, para estimular ações mundiais para preservação da fauna e da flora.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...