Pesquisar este blog

29 de mar. de 2011

Projeto Preservação do Meio Ambiente - Abertura

Hoje foi a abertura do Projeto Preservação do Meio Ambiente na nossa escola. Primeiro foi feito um comentário acerca da importância do tema, seguido da apresentaçao de fotos produzidas por um professor numa saída de campo com seus alunos nas proximidades da Lagoa Chico Maia, no bairro da Mangabeira, onde observaram as interferências que o ser humano tem feito no meio natural, muitas vezes danificando-o.
Depois da sessão de fotos as crianças assistiram vídeos sobre o assunto e ficaram empolgados com o novo projeto.
Vejam aqui alguns dos nossos registros.

28 de mar. de 2011

Visita ao Parque do Saber


Falando de arte, cabos de aço, latas de refrigerante, correntes de motocicleta e bicicleta, dentre outros materiais considerados como sucata, deram origem a esculturas de diferentes personagens, que foram apresentados na exposição Arte e Tecnologia, do artista plástico Ronaldo Lima em fevereiro e março de 2011.






25 de mar. de 2011

Encontro dos Supervisores e Assessores do Projeto Paralapracá

No dia 24 de março de 2011, foi realizado um encontro com os supervisores do Projeto Paralapracá e a nossa escola não podia ficar de fora. O encontro se deu no Museu Parque do Saber, aqui em Feira de Santana e contou com a participação do Secretário de Educaçao do município, Prof. José Raimundo Pereira de Azevedo; com a Diretora do Departamento de Ensino e Escritora, Prof. Lélia Vitor Fernandes de Oliveira; com a Prof. Rosana Vieira, Chefe da Divisão de Planejamento e Técnicas Pedagógicas; com Basílio Fernandez, diretor do Parque do Saber; Fabíola Santana, Assessora do Projeto Paralapracá em Feira de Santana e a Supervisora Cíntia Falcão e Darlene Lima. Contou com a participação de Mônica Samia, coordenadora do projeto e também com a participação de um grupo de coordenadores escolares feirenses, que tiveram a oportunidade de apresentar registros do andamento do Projeto no municipio.
No primeiro momento, o secretário de educação deu as boas vindas ao grupo de representantes dos municipios nordestinos participantes do Projeto Paralapracá. A seguir, o grupo foi convidado a conhecer um pouco do Parque do Saber, apresentado pelo diretor Basílio Fernandez, assistindo algumas sessões, entre as quais “As Descobertas de Galileu Galilei”.
Entre as coordenadoras participantes estavam:
  •  Caroline Prates, Ana Helena e  Patricia Amorim - com a divulgação de materiais de suas escolas;
  •  Iara Martins -  apresentando o vídeo do Centro de Educ. Manoel de Cristo Planzo;
  •  Mônica Borges - na apresentação das paisagens culturais locais;
  •  Rute Teles - com a apresentação do Blog da Escola Doce Lar da Criança.
Após as apresentações das coordenadoras houve  uma conversação sobre a importância e desenvolvimento do projeto na região, dirigido por Mônica Samia, coordenadora do projeto. À tarde as convidadas tiveram a oportunidade de conhecer algumas escolas onde está sendo desenvolvido o Projeto no município.









22 de mar. de 2011

Projeto Preservação do Meio Ambiente.

A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar desde a  pré-escola.
O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.
Neste semestre estaremos trabalhando com o Projeto Preservação do Meio Ambiente, apresentando a natureza com suas belezas, curiosidades e fragilidades e mostrando para os nossos alunos os lados negativos e positivos da ação do homem e valorizar a preservação do meio ambiente.

18 de mar. de 2011

Projeto Paralapracá - Runião nº 1/2011



"Se a educação sozinha não transforma
a sociedade, sem ela, tampouco,
a sociedade muda."( Paulo Freire 

  

Dia 18/03/2011
1-     Acolhida /oração
2-    Mensagem: Brincadeira.
3-    Reapresentação do projeto Paralapracá.
·         Objetivos;
·         Recursos;
o        Material para o aluno;
o        Material para o professor.
·         Como está sendo usado na escola:
o        A mala e seu passeio.
4-   Vídeo “Assim se brinca”
5-    Discussão/ comentários;
6-   Estudo de texto: Resgatando brincadeiras!!
7-    Elaboração do horário de uso da mala por turma;
8-   Reapresentação dos recursos materiais do projeto;
9-   Dinâmica avaliativa.
10-   Mensagem final: Apenas brincando!
      11- Agradecimentos


Posted by Picasa
Resgatando brincadeiras vivenciadas na infância da equipe e incentivando brincadeiras tradicionais entre as crianças.

 
Posted by Picasa

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...