Pesquisar este blog

31 de mar. de 2012

Projeto Paralapracá - Reunião Nº 13 - Março de 2012



Na educação infantil, a organização do espaço e a dinâmica que for gerada da relação entre os seus diversos componentes irão definir o cenário das aprendizagens.”
Miguel Zabalza
Data 30.03.2012

1- Acolhida;

2- Questionamento:

• O que tem nas suas casas que vocês mais gostam?
• E na nossa escola, em especial na sala de educação infantil como estão organizados os espaços?

3- Reflexão sobre o ambiente escolar:

• De que forma os espaços para as crianças estão organizados?
• Essa organização propicia a autonomia das crianças?
• O ambiente promove desafios às crianças com segurança?
• Como se organizam os espaços coletivos da instituição?
• Ha exposição de produções das crianças de acordo com o que vivenciam em sala?
• Quais são os quadros, gravuras e murais expostos? A partir deles, o que se consegue “ler” sobre a concepção de criança e de educação existente na instituição?
• O que está exposto revela elementos da cultura local?

4- Vídeo Assim se organiza o ambiente.

5- Discussão/ conclusões.

6- Registro: o que seria bom alterar na organização do espaço escolar para favorecer o desenvolvimento?

7 - Avaliação do encontro.

25 de mar. de 2012

Projeto Paralapracá - Reunião Nº 12 - Março de 2012

“Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música.”

Aldous Huxley  
Data 24.03.2012                                                                                              


1-         Acolhida ao som de músicas infantis;
2-  Mensagem: A música e a educação.
3-   Estudo do texto: Construção de instrumentos musicais e objetos sonoros.
4-  Apresentação em slides: Materiais sonoros que podem ser construídos pelas crianças.
5-         Oficina: construção de instrumentos musicais com sucatas.
6-          Registro: cada professor escreverá um comentário acerca do conhecimento da importância da música na escola.
7-          Avaliação do encontro.
8-          Agradecimentos.

9 de mar. de 2012

Projeto Índio



A raça e cultura dos povos originários desta terra, presentes aqui muito antes da chegada de nossos colonizadores, é um dos pilares básicos constituidores de nosso povo e nação brasileira. Conhecer sua história e tradições é revelar parte de nossas heranças culturais e raízes genealógicas, é sentir-se mais brasileiro, mais integrado, portanto, interagir saberes, é meta deste trabalho que está sendo iniciando hoje em nossa escola, e se estenderá no decorrer do primeiro semestre.

Veja agora a curiosidade do alunado acerca deste assunto, na abertura do projeto na escola, quando tambem assistiram o vídeo.

8 de mar. de 2012

Dia da Mulher.


Hoje, 08 de março, é o "Dia Internacional da Mulher" e a nossa Escola não poderia deixar de prestar a homenagem devida, com muito mérito, àquela que faz parte da nossa vida, a partir do momento que começamos a ser gerados!

Parabéns mulher, por este dia tão importante!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...