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30 de abr. de 2012

Artesanato indígena


Umas das grandes riquezas conhecidas em nossas comunidades indígenas são os artesanatos. Existem os mais diversos tipos: colares, pulseiras, brincos, anéis, saias, cocares, cerâmicas e também artesanatos que além de serem instrumentos de caças e pescas são utilizados nas danças e rituais de algumas comunidades como o arco e flecha.
Os materiais mais utilizados nas aldeias para fabricação dos artesanatos são as sementes, palhas, madeiras, barro, penas, ossos de animais. Assim, são escolhidos os materiais para fabricação, conforme conseguem encontrar no meio ambiente que os cerca.
 

26 de abr. de 2012

Experiência com a tribo caririxocó



Durante a 1ª e 2ª unidades, nós da Escola Doce Lar da Criança, estamos estudando o projeto Índio. Alguns alunos do 5º ano tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre eles. Para isso, foram participar no Colégio Padre Ovídio de uma apresentação dos índios da tribo Caririxocó que vieram do estado de Alagoas a fim de mostrar um pouco da sua cultura.
Chegando ao referido colégio, os alunos foram recebidos pelos índios da tribo e puderam ver as artes feitas por eles, fazer perguntas sobre o que era cada objeto e utensílios que eles demonstravam.
O Pajé da tribo colocou os alunos ao seu redor e contou para eles como era o costume do seu povo. As crianças ficaram muito atentas e fascinadas diante daquela experiência.
Em seguida, os alunos foram até o auditório para participar das apresentações de danças feitas pelos indígenas. Alguns deles puderam dançar com os índios.
 Para cada ritual da tribo, tinham um tipo de dança diferente. Antes de começar cada apresentação, o cacique da tribo dava explicações sobre para que era usada cada dança.
Registramos tudo através de fotos e filmagens para que os outros alunos que não puderam ir, pudessem então ver e apreciar um pouco da nossa experiência.









Criança Índio - 1º ano


Elas aprenderam que na maioria das comunidades indígenas desde crianças aprendem o princípio da união, sempre brincando juntas e sabem que quanto maior o grupo melhor. Dentre tantas brincadeiras tem as de pega-pega nos rios e lagos onde elas  tem que pegar as outras nadando pela água a rapidez é essencial, tem também o arco e flecha que se baseia em quem consegue acertar os alvos determinados com o arco e flecha. As  crianças se  divertem  muito nos banhos e adoram sair pelas praias, amam o contato com a natureza e constantemente adoram quando aparece algum animal novo pela aldeia como macacos, porco do mato, aves, e outros que constantemente aparecem pelas nossas aldeias. Vale  lembrar que têm algumas brincadeiras nossas  foram criadas a partir das brincadeiras dos índios.
A turma do primeiro ano não poderia deixar de registrar apresentações sobre o comportamento infantil indígena.

Preparando as vestimentas indígenas....



 Agora vejam a apresentação da dança.
 
  



Entrevista ao Índio

Entrevista ao grupo de crianças no Colégio Padre Ovídio de uma apresentação dos índios da tribo Caririxocó que vieram do estado de Alagoas a fim de mostrar um pouco da sua cultura.

17 de abr. de 2012

Projeto Paralapracá - Reunião Nº 14 - Abril de 2012

 






“Na educação infantil, a organização do espaço e a dinâmica que for gerada da relação entre os seus diversos componentes irão definir o cenário das aprendizagens.”
Miguel Zabalza


Data 14.04.2012

1-      Acolhida - Oração
2-    Mensagem: Começar é uma arte.
3-   Revisão das questões discutidas acerca do ambiente escolar, dando mais ênfase à sala de aula.
·         De que forma os espaços para as crianças estão organizados?
·         Essa organização propicia a autonomia das crianças?
·         Como estão organizadas as salas de aula?
·         Quais os materiais que são expostos para as crianças manipularem e construírem novos objetos?
·         Quanto aos espaços...
ü  Podem ser considerados espaços educativos? Por quê?
ü  Garantem a segurança das crianças?
ü  Favorecem a interação entre crianças de diferentes faixas etárias?
4-  Revisão do vídeo Assim se organiza o ambiente.
Discussão
5-    Estudo de texto: Organização do Tempo e do Espaço na Educação  infantil
6-    Tomada de decisão: Revisão da proposta de organização do meio ambiente elaborada na ultima reunião do Projeto, avaliando os prazos de execução de cada um.
7-    Depois de feita a análise em grupo dos ambientes da escola, e chegada a hora de tomar algumas decisões:
  • Todos os ambientes serão mantidos?
  • Que ambientes serão criados?
  • O que pode ser feito para torná-los seguros, acolhedores e desafiadores para as crianças?
  • De que maneira as crianças podem contribuir para a organização de novos ambientes?
  • A comunidade pode ser chamada a colaborar com o planejamento e organização desses novos espaços?
8-          Avaliação do encontro.
9-          Agradecimentos.



15 de abr. de 2012

Projeto Paralapracá - Reunião Nº 15 - Abril de 2012

“Na educação infantil, a organização do espaço e a dinâmica que for gerada da relação entre os seus diversos componentes irão definir o cenário das aprendizagens.”
Miguel Zabalza


Data 14.04.2012

1-      Acolhida - Oração
2-    Mensagem: Começar é uma arte.
3-   Revisão das questões discutidas acerca do ambiente escolar, dando mais ênfase à sala de aula.
  •   De que forma os espaços para as crianças estão organizados?
  • Essa organização propicia a autonomia das criança?
  • Como estão organizadas as salas de aula?
  •  Quais os materiais que são expostos para as crianças manipularem e construírem novos objetos?
  •  Quanto aos espaços...
ü  Podem ser considerados espaços educativos? Por quê?
ü  Garantem a segurança das crianças?
ü  Favorecem a interação entre crianças de diferentes faixas etárias?
4-  Revisão do vídeo Assim se organiza o ambiente.
Discussão
5-    Estudo de texto: Organização do Tempo e do Espaço na Educação  infantil
6-    Tomada de decisão: Revisão da proposta de organização do meio ambiente elaborada na ultima reunião do Projeto, avaliando os prazos de execução de cada um.
7-    Depois de feita a análise em grupo dos ambientes da escola, e chegada a hora de tomar algumas decisões:
  • Todos os ambientes serão mantidos?
  • Que ambientes serão criados?
  • O que pode ser feito para torná-los seguros, acolhedores e desafiadores para as crianças?
  • De que maneira as crianças podem contribuir para a organização de novos ambientes?
  • A comunidade pode ser chamada a colaborar com o planejamento e organização desses novos espaços?
8-          Avaliação do encontro.

13 de abr. de 2012

Projeto Índio - Apresentaçao coletiva

Os índios são amantes da música, praticam em festas de plantação e de colheita, nos ritos da puberdade e nas cerimônias de guerra e religiosas. Os instrumentos musicais são: toró (flauta de taquara), boré (flauta de osso), o mimbi (buzina) e o uaí (tambor de pele e de madeira).
Seu instrumental inclui instrumentos de percussão e sopro, mas classificações próprias dos índios fazem distinções diferentes, com dezenas de categorias para "coisas de fazer música". Os instrumentos podem ser feitos de uma variedade de materiais, como sementes, madeiras, fibras, pedras, objetos cerâmicos, ovos, ossos, chifres e cascos de animais.
Hoje foram apresentados alguns instrumentos musicais indígenas e foi o maior sucesso.

10 de abr. de 2012

Projeto Índio - Grupo 4



Pintura de ocas, dobradura, colorido e colagem do barquinho do índio: atividades artísticas sobre o Projeto Índio. A arte fazendo parte das atividades de educação infantil.
De Colagens

4 de abr. de 2012

Projeto Índio

No transcorrer da história, o homem para superar os obstáculos do meio ambiente, criou diversos utensílios e implementos aproveitando as matérias-primas que se encontravam na natureza, no qual sofreram algumas adaptações para que facilitassem o seu uso, como: canoas, armas, moradias, machados de pedra, adornos e outros objetos. Depois, paulatinamente, elaborou formas que além da utilidade prática, imprimiu nesses objetos requintados acabamentos que proporcionassem satisfações aos usuários e observadores. São esses conjuntos de construções e de readaptações que denominamos de "cultura material".
Trabalhamos bastante o assunto e ao término, as crianças apresentaram suas artes. Vejam!





3 de abr. de 2012

A sala de educaçao infantil após o estudo acerca da organização do ambiente escolar




A organização do ambiente escolar, em especial a sala de educação infantil, deve ser harmoniosa, colorida, com móveis e objetos que convidem as crianças à brincadeira e interagirem entre si e com o adulto. A disposição do mobiliário deve possibilitar à criança visualizar o adulto, mas não deixá-la dependente para todas as atividades.

A organização do espaço, das parede, escolha das cores utilizadas, devem ser definidos pelo professor e seus alunos, fundamentado nas preferências e desejos das crianças, considerando as experiências fora do âmbito escolar, nos projetos a serem trabalhados, entre outros fatores.

A partir dos estudos feitos acerca do referido assunto, as professoras de educação infantil em nossa escola começaram a modificar a sua forma de trabalho, bem como a organização da sala de aula. Como pode ser observado nas fotos acima, enquanto parte da turma está a realizar uma atividade, recebendo o auxílio direto da professora, outro grupo se encontra no cantinho de leitura.  Este está sendo o nosso primeiro passo para propiciar e estimular a criança a escolher de forma autônoma dentre as diversas atividades disponíveis a cada dia, criando um ambiente adequado aos objetivos do educador.

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