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28 de jun. de 2012

Festa Junina 2012



Uma festa que não pode deixar de ter na nossa escola é a quadrilha de São João. Festa onde todos os participantes dançam com seu par e ao mesmo tempo atendem chamados de uma pessoa que dirige a dança com muita criatividade.
Gritos como “olha a cobra”, “olha a chuva!”, “ é mentira”, “a ponte quebrou”, “caminho da roça” e também outros figurantes como os do casamento matuto: o noivo e a noiva, o padre, o pai da noiva, o sacristão, o juiz e o delegado.
Os passos e a movimentação dos pares da quadrilha em subgrupo, rodas, filas, travessias e outras figurações são ensaiados nos fins de tarde ou à noite, durante os fins de semana do período preparatório. O marcador da quadrilha, que anuncia os passos, poderá ou não fazer parte da dança.
Na nossa escola a festa reúne crianças de diferentes turmas que se apresentam no encerramento do primeiro semestre, na festa junina.


18 de jun. de 2012

Projeto Paralapracá - Reunião Nº 17 - junho de 2012


logo roxa
"Bons professores eletrizam seus alunos com narrativas interessantes ou curiosas, carregando nas costas as lições que querem ensinar". Revista VEJA - Edição 2116

Data 16.06.2012                                                                                        
  
1-      Acolhida – Oração
2-    Mensagem: Nunca pare de sonhar
3-    Dinâmica: Descrição das historias que marcaram a infância década um.
4-    Questões/reflexões.
a-      Que sensação lhes veio à mente ao relembrar as histórias aqui contadas? Alegrias, tristezas, sorrisos, saudade excitação, ansiedade?
b-      Quanto às crianças, o que vocês acham que sentem quando ouvem ou lêem histórias?
c-       Quando lemos as historias para as crianças, elas estão apenas ouvindo as histórias?
d-      Como os livros para as crianças?
5-    Apresentação do vídeo Assim se conta.
6-    Discussão.
a-      Que tipos de textos o vídeo traz?
b-      Quanto aos espaços onde as histórias foram contadas no vídeo, como eles são?
c-       Há algo novo no vídeo para vocês?
d-      Os especialistas defendem de alguma forma entre o ler e o contar histórias?
e-      Quanto à  historia de Feira, ela  é trabalhada em algum tipo de literatura?
7-    Estudo de texto: Tem um monstro no meio da história
8-    Apresentação de diferentes livros de historias infantis expostos na mesa:
- escolha de um deles, apreciação, foliação, observação de detalhes e leitura individual;
- apresentação e leitura do livro escolhido por cada um dos participantes;
9-    Avaliação acerca da leitura feita pelo colega.
a-      O que está de acordo com o que foi estudado?
b-      O que precisa ser revisto?
10-       Avaliação do encontro.
11-         Agradecimentos.

14 de jun. de 2012

Educação indígena


Atualmente, a maioria das comunidades indígenas tem um contato muito próximo com a “civilização”, por esse motivo está se tornando mais difícil manter os costumes dos índios e ensinar a sua língua junto com outras matérias. Apesar das escolas indígenas assegurarem um currículo diferenciado, os indígenas estão em constante contato com a língua oficial do país, o que dificulta a preservar da sua língua materna (tupi-guarani).

7 de jun. de 2012

Arte indígena




Cartazes sobre o Índio.


No decorrer do Projeto Índio, as crianças desenvolveram atividades que precisam ser registradas aqui tambem. Estas abaixo apresentadas sao apenas algumas delas.

4 de jun. de 2012

Alimentação indígena

Podemos dizer que a alimentação indígena é natural, pois eles consomem alimentos retirados diretamente da natureza. Desta forma, conseguem obter alimentos isentos de agrotóxicos ou de outros produtos químicos. A alimentação indígena é saudável e rica em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes. 
Como os índios não consumem produtos industrializados, ficam livres dos efeitos nocivos dos conservantes, corantes artificiais, realçadores de sabor e outros aditivos artificiais usados na indústria alimentícia.
Somada a uma intensa atividade física, a alimentação indígena proporciona aos integrantes da tribo uma vida saudável. Logo, podemos observar nas aldeias isoladas (sem contatos com o homem branco), indivíduos fortes, saudáveis e felizes. Obesidade, estresse, depressão e outros males encontrados facilmente nas grandes cidades passam longe das tribos. 
Vejam alguns exemplos de ítens que compoem a alimentaçao indígena:

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