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30 de ago. de 2012

Cada idade uma prosa.


Mesa redonda com Eudes Cunha, Keu Ribeiro e Luciene Santos

Realizada no dia 28/08/2012, na UEFS

A divisão em setênios vem de uma sabedoria muito antiga, pois é sabido que as antigas sociedades humanas tinham o costume de dar um significado ritualístico às passagens dos setênios. Essas passagens eram, muitas vezes, comemoradas em ritos de passagem específicos. Em cada fase da nossa vida há um tipo de histórias e um tipo de música ideal. São os setênios da vida.
1º Setênio - de 0 a 7 anos.
Nesta fase as crianças estão atentas à musicalidade e repetição; as historias ideais são as narrativas (5 -7 anos) com o nome das crianças; outra coisa própria do setênio é o “conte outra vez”, onde a criança observa detalhe por detalhe das histórias.
2º Setênio- de 8 a 14 anos.
Para os católicos, até recentemente, os 7 anos era a idade da primeira comunhão e, aos 14, era feita a crisma ou a confirmação da pessoa como membro do corpo de Cristo.
Momento dos contos de fada; histórias mais longas e com mais dificuldades de entendimento. Como exemplo, entram nesta fase O Patinho feio e A Cinderela.
Começa aqui a haver um melhor desenvolvimento estético e da oralidade. Bem e mal, inveja, caminhos e destinos. As historias preferidas pelas crianças desta fase falam de crianças. Ao final desta fase entram os mitos e as fábulas .
3º Setênio- 14 a 21 anos -  Adolescência.
Período de inquietação e questionamentos e angustias. Até então a referência eram os pais e professores, agora são os adolescentes, ou seja, ele mesmo.
Este eh o momento ideal para histórias com mensagens.
4º Setênio – 21 a 28 anos
Começo de namoro, pensamento no futuro. Momento do “ser e ter”. Começam aqui a pensar no trabalho e no “quem sou no mundo?”
Fase de histórias de amor com redenção e vitórias pelo amor. Nesta fase há desejos de ouvir também coisas do primeiro setênio. Aqui a mãe pode prender ou perder o filho. É preciso que os pais saibam dialogar e entender os filhos ou lhes perderá.
5º Setênio – 28 a 35 anos.
Trabalho: esta é a luta do momento. Toda a sua preocupação eh com o trabalho, o pensamento no futuro e o seu reconhecimento. Há o materialismo, com menos emoção e mais razão. Nesta fase busca-se lembrar o q nós somos.
6º Setênio – 35 a 42 anos
Momento de reposicionamento. O que fiz na minha vida? Esta eh a grande questão de reflexão nesta fase.
7º Setênio – 42 a 49 anos
Começa aqui uma fase de doação; importa o que posso transmitir, ensinar, doar...como pais e professores.
8º Setênio – de49 a 56 anos
Fase de maturidade e sabedoria. Pouca ansiedade e muita paciência. Os conselhos são dados de forma especial e carinhosa por estes que se colocam no lugar do outro.
As histórias não tem moral, mas sim ensinamentos. De perdas podem ser extraída a sabedoria para novas experiências.
9º e 10º setênio – 57 aos 70 anos ou mais.
Aqui o desafio é a descoberta da luz interior. Trata-se de uma fase mais espiritual com muita gentileza e bondade

20 de ago. de 2012

Projeto Paralapracá - Reunião Nº 19 - Agosto de 2012


 logo vermelha
"Bons professores eletrizam seus alunos com narrativas interessantes ou curiosas, carregando nas costas as lições que querem ensinar". Revista VEJA - Edição 2116


Data 18.08.2012                                                                                        


1-      Acolhida – Oração
2-    Mensagem: A história da lagarta.
3-    Questões/reflexões.
a-      De que forma podemos organizar o espaço e os materiais para incentivar a leitura e o desejo de ouvir historias?
b-      Cenários literários são apenas compostos por livros?
c-       Quais os outros materiais necessários para compor esse ambiente?
4-    Estudo de texto: A Arte de Contar Histórias - Espaços de Encantamento e o Desenvolvimento de Pessoas
5-    Discussão.
a-      Que outras formas de contato com o livro alem da leitura podem ser oferecidos às crianças?
b-      Como deve ser o espaço ideal para a contação de histórias?
c-       Que materiais podem ser usados para compor os cenários das histórias?
6-    Avaliação acerca do estudo “Assim se Conta”, realizado na nossa escola.
a-      O que está de acordo com o que foi estudado?
b-      O que precisa ser revisto?
7-          Avaliação do encontro.
8-          Agradecimentos.

15 de ago. de 2012

Avanço considerável no Ideb 2011


Nossa comunidade escolar está super feliz com a nota alcançada!

Como todos sabem o IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira, criado pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). As escolas são avaliadas de dois em dois anos, onde é observada a taxa de aprovação, reprovação, evasão, além das notas provenientes de avaliações externas como a Prova Brasil. O governo analisa todo esse material e confere uma nota para cada escola brasileira.

Com muito empenho, dedicação e trabalho de equipe conseguimos tirar 5.2, 25% acima da meta que era 4.1! O governo previa essa nota para nossa escola somente em 2019!

Somos a escola com maior nota entre as escolas públicas municipais de Feira de Santana, seguindo o Centro de Educação Básica da UEFS.

ARRASAMOS!

Diante de tanta alegria e satisfação do dever cumprido gostaríamos de agradecer a Deus que concedeu essa graça,  a toda comunidade escolar: funcionários, professores, estagiários, voluntários, direção, coordenação, responsáveis e alunos por essa maravilhosa conquista da nossa escola.

Sem esquecer, que o nosso trabalho segue e muitas conquistas ainda estão por vir. 

Um abraço no coração de cada um. 
 

http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/


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