Pesquisar este blog

29 de jul. de 2016

Projeto O Mundo Encantado da Leitura - Culminância

A leitura é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ela amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes idéias e experiências. Assim, é obrigação da escola desenvolver o gosto e o prazer pela leitura, tornando os estudantes capazes de compreender diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade, de modo a formar leitores competentes e autônomos, contribuindo para a sua inclusão e interação na sociedade.

Entre os objetivos do Projeto O Mundo Encantado da Leitura, desenvolvido na escola, estava incentivar o prazer pela leitura no contato de diversas obras, através da descoberta das histórias, poesias, fábulas, mitos, lendas, cordel, entre outros, propostos pelos livros e das rodas de cotação das mesmas, propiciando uma troca de idéias, ampliando a capacidade leitora.

Assim foi! Buscamos também despertar o prazer de ler; desenvolver a oralidade e desenvolver a habilidade de interpretar textos. Foi explorado a estrutura e elementos do tipo de texto; a dicção, entonação e tom de voz audível; as características, organização e estrutura do texto: recursos lingüísticos, foco narrativo, personagens, trama, elementos cronológicos e psicológicos, bem como a análise e interpretação: conteúdo, contexto de produção e de recepção.

Para o encerramento, cada turma fez uma apresentação variada. Vejam aqui alguns dos trabalhos das diferentes  turmas.

                                           Chapeuzinho Vermelho - G4 - 16

O Girassol - G5 mat - 16
  Lá vem o pato - G5 vesp - 16

O casamento de Dona Baratinha - 1° ano - Mat
O casamento de Dona Baratinha 2 -. 1°ano - vesp

A Turma da Mônica - 2° ano - 16

Aladim - 3° ano - 16
Aladim - 3° ano - 16
O Patinho Feio - 4°ano - 16
O Lobisomem - 5º ano - 16
O Saci - 5°ano -16



O Mundo Encantado da Leitura - Culminância do Projeto


 










22 de jul. de 2016

A Lição dos Animais - Literatura de Cordel - Nivaldo CruzCredo

A Literatura de Cordel é uma modalidade impressa de poesia, que já foi muito estigmatizada mas hoje em dia é bem aceita e respeitada, tendo, inclusive, uma Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Devido ao linguajar despreocupado, regionalizado e informal utilizado para a composição dos textos essa modalidade de literatura nem sempre foi respeitada, e já houve até quem declarasse a morte do cordel, mas ainda não foi dessa vez.
Como parte do Projeto de Leitura, o grupo representou um trabalho produzido por Nivaldo CruzCredo, A Lição dos Animais, publicado no ano de 2013.

Vejam aqui os registros das apresentações.







À tarde houve continuação....





15 de jul. de 2016

Reunião de Pais e Mestres

Algo muito importante na escola, que nem sempre é aproveitado como se deve, é a parceria entre os pais e os professores/escola.

Hoje realizamos a segunda reunião de pais e mestres na escola.


13 de jul. de 2016

A História da Coca - 2º ano

Uma vez, um menino foi passear no mato e apanhou uma coca. Chegando em casa, deu-a de presente à avó, que a preparou e comeu. Mas parede sentiu fome e o menino voltou para buscar a coca, cantando:

Minha avó, me dê minha coca,
Coca que o mato me deu.
Minha avó comeu minha coca,
Coca recoca que o mato me deu....





Essa história foi dramatizada pelos alunos do segundo ano. Vejam o vídeo abaixo e curtam!!!





Tapete de Leitura - 2º ano

Baseado num texto, as crianças foram divididas em grupo de acordo com o nível de leitura e escrita em que se encontram. Foi proveitoso!!!!
Esta será uma atividade que ficará fazendo parte do roteiro semanal da turma.
Confiram!!!!



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...