Projeto Viajando pela leitura
Justificativa:
A leitura é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ela amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes idéias e experiências. Assim, é obrigação da escola desenvolver o gosto e o prazer pela leitura, tornando os estudantes capazes de compreender diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade, de modo a formar leitores competentes e autônomos, contribuindo para a sua inclusão e interação na sociedade.
Objetivos:
Geral:
Incentivar o prazer pela leitura no contato de diversas obras, através da descoberta das histórias, poesias, fábulas, mitos, lendas, cordel, entre outros, propostos pelos livros e das rodas de cotação das mesmas, propiciando uma troca de idéias, ampliando a capacidade leitora.
Específicos:
Despertar o prazer de ler;
Desenvolver a oralidade;
Desenvolver a habilidade de interpretar textos.
Conteúdos:
Estrutura e elementos dos tipos de texto;
Dicção, entonação e tom de voz audível;
Características, organização e estrutura dos textos: recursos linguísticos, foco narrativo, personagens, trama, elementos cronológicos e psicológicos.
Análise e interpretação: conteúdo, contexto de produção e de recepção.
Autores;
Interpretação: História e Arte.
Recursos Materiais e Didáticos.
Apostilas
Mural (papel metro);
Pincel atômico;
Data show
Slides
Telas
Tintas
Hidrocor
Giz de cera
Cola colorida
Tinta guache
Fantoches
Papel metro
Livros de história
Mala de Livros
Cartazes; painéis; papéis diversos.
Câmara Fotográfica
Lousa;
Coletânea de livros
Duração:
v De julho a outubro de 2011.
Sugestão de Atividades
· Conversar com os alunos sobre contos, histórias, lendas e outros tipos de texto;
· Pedir-lhes que leiam ou contem oralmente textos para os colegas, observando a entonação, dicção e tom de voz.
· Fazer um levantamento de elementos que existem nesses tipos de texto.
· Anotar o que disserem em fichas coloridas e afixar no mural.
· Expor os textos no mural para que fiquem à disposição para serem lidos sempre que quiserem.
· Realizar oficina de cordel: trazer cordelista; convidar Nivaldo Cruz (Clévia).
· Divulgar e oferecer para leitura os livros da escola;
· Realizar um passeio à Feira de Livros, organizada pela SEC, entre 16 e 21 de agosto.
· Desenvolver atividade semanal em grupo no pátio (Momento no Pátio) definindo o trabalho e a responsabilidade previamente.
Sugestões:
ü Dramatização;
ü Declamação de poesia;
ü Cineminha (data show)
ü Cotação de historias
ü Fantoches / dedoches
ü ...
· Produção textual
· Produção do livro de histórias.
· Encenação de Contos;
· Exposição de cartazes e painéis.
Competências e Habilidades.
• Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de organização cognitiva da realidade pela constituição e informação.
• Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
• Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações.
• Entender a natureza das tecnologias da informação como integração de diferentes meios de comunicação, linguagens e códigos, bem como a função integradora que elas exercem na sua relação com as demais tecnologias.
• Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida.
• Aplicar os recursos lingüísticos e expressivos da linguagem oral em contextos específicos.
• Estabelecer comparação entre textos. • Sintetizar elementos significativos dentro de uma narrativa
• Reconhecer a multiplicidade de possibilidades de interpretação de um texto literário.• Utilizar os recursos lingüísticos e expressivos dos gêneros.
• Interpretar textos em relação a seu conteúdo, contexto de produção e leitura.
Avaliação
• Avaliação contínua em todo o decorrer do projeto.
• Participação, desempenho individual e coletivo de todos os alunos envolvidos.
• Interpretação e entendimento das atividades propostas no desenvolver do projeto.
Subtemas para a apresentação final:
Grupo 4 – Contos de Fada
Grupo 5 – Contos de Fada
1ª A – Contos de Fada
1ª B – Fábulas
2º A – Poesia
2º B – Poesia e Cordel
3º - Fábulas
4º A - Cordel
4º B – Contos clássicos
5º - Contos de mistérios, mitos e lendas