ESCOLA MUNICIPAL DOCE LAR DA CRIANÇA
Projeto Africanidade
JUSTIFICATIVA
O estudo da história do continente africano possibilita a correção das referências equivocadas que carregamos sobre os africanos, além, é claro, de tornar mais denso nossos conhecimentos sobre suas características e realidades. Um bom caminho a seguir seria o da utilização de estratégias que chamassem a atenção dos “ouvintes” (alunos ou mesmo outros educadores) para a importância da África na trajetória histórica da humanidade. É claro que também não podemos esquecer-nos de enfocar nesse trabalho seu rico e específico conjunto de sociedades e experiências culturais, sociais, econômicas e políticas.
OBJETIVOS
v Incentivar os alunos sobre a importância de nossas raízes afro-brasileiras, de que maneira contribuíram para as diversas facetas que formaram a comunidade em que vive. Aprendendo que o povo brasileiro não deve ter idéias preconcebidas contra a cultura negra ou contra qualquer etnia existente.
v Valorizar a cultura afro-brasileira, dentro do ambiente escolar e também dentro do ambiente familiar.
v Sensibilizar a equipe para o trabalho com a cultura afro-brasileira e africana para o enriquecimento de seus conhecimentos.
CONTEÚDOS;
- influências africanas no vocabulário brasileiro;
- poetas africanos ;
- poetas e escritores negros no Brasil;
- letras de musicas que abordem a trajetória do negro no Brasil, que homenageiem grandes personalidades negras, que falem sobre a discriminação racial, que citem a importância da diversidade cultural no nosso País...
- comparar obras de escritores negros brasileiros de acordo com a posição que os personagens negros são apresentados em suas obras;
- estudo da arte de origem africana e afro descendentes;
- culinária;
- estudo dos grandes compositores negros no Brasil;
- estudo e confecção de máscaras pontuando a sua importância na cultura africana;
- estudo dos significados das vestes e adornos africanos;
- estudo dos significados das danças e lutas africanas;
- África pré-colonial, seus reis e rainhas formação da população brasileira;
- grandes líderes políticos negros no Brasil e no Mundo;
- a contribuição de pessoas influentes sobre a luta do negro no Brasil, desde o Brasil Colônia até os dias de hoje, como políticos, poetas, escritores, artistas...
- mitologia comparada.;
- as riquezas naturais da África, origem da raça humana, formação da população no Brasil.
- estudos dos países pertencentes ao Continente Africano de onde partiram os negros escravizados no Brasil.
- estados brasileiros onde a presença do negro foi primordial para a formação cultural do local.
- estudo de tabelas, percentuais, dados estatísticos (IBGE).
- estudo da formação genética do povo brasileiro;
- composição nutricional da culinária africana;
- estudo sobre epidemias/qualidade de vida na África;
- estudo da capoeira, ritmos;
- a identidade, a ética, o respeito, a diversidade cultural, o sincretismo religioso.
MATERIAL NECESSÁRIO
v Sucatas;
v Atividades mimeografadas;
v Papel metro;
v Cola;
v Recortes de revistas, jornais, etc.
v Papel ofício;
v Cordão;
v Giz de cera;
v Lápis de cor;
v Fita crepe;
v Filmes;
v Aparelho de som;
v Tinta;
v Argila;
v Cartolina;
v Câmara digital
v Pó de serra;
v Sucatas
v Folhas de isopor
v Papel colorido
v Telas de Pintura
v Tinta;
v Livros;
v Jornais
v Fita adesiva colorida
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa - Abertura com a história Menina Bonita do Laço de Fita;
2ª Etapa – Desenvolvimento do projeto;
3ª Etapa – Exposição dos trabalhos;
4ª Etapa – Culminância do projeto com apresentações para a escola e comunidade.
AVALIAÇÃO
v O trabalho será continuamente avaliado, observando-se o interesse e a participação dos alunos na execução de suas atividades.
v Será feita uma exposição de murais, painéis e maquetes, etc.,
v Produção de trabalho final para apresentação à comunidade.
SUBTEMAS PARA A APRESENTAÇAO FINAL
v Rituais e danças africanas: capoeira, samba e maracatu.
v A influência africana nas brincadeiras brasileiras;
v Contribuições trazidas pelos negros
v Culinária de origem africana;
v Estilos musicais de origem africana
v Instrumentos artísticos usados na cultura africana: argila, madeira, etc.
v Acalantos;
v Dramatização: Enxergando o outro sob um ângulo diferente.
Professor (a) / Coordenador (a)
Rute Ana Teles
Gostei colega,você está demais!! O Projeto é riquíssimo!!
ResponderExcluirEnedina
Nos visite sempre e estaremos tendo mais novidades.
ExcluirParabéns pela organização e clareza.Muito bacana!!
ExcluirOlá, boa noite!
ResponderExcluirGostaria de saber se você continua desenvolvendo esse projeto em alguma escola. Me interessei como possibilidade para um relato de experiências.
Obrigada!
Socorro Lacerda