PROJETO A ESCOLA QUE QUEREMOS
JUSTIFICATIVA
Anteriormente, havia um conhecimento de senso comum que afirmava: “Qualquer escola é melhor do que nenhuma escola”. No entanto, a escola ruim, além de não fazer bem, pode causar muitos males.
Hoje, as organizações educacionais estão numa encruzilhada: ou se reinventam ou se torna obsoletas.
Se partirmos do conceito de que nada é impossível e vivenciarmos os “Quatro P’s” para alçarmos nossas metas: propósito, paixão, plano e persistência, teremos, com certeza, o sucesso esperado.
Hoje, as organizações educacionais estão numa encruzilhada: ou se reinventam ou se torna obsoletas.
Se partirmos do conceito de que nada é impossível e vivenciarmos os “Quatro P’s” para alçarmos nossas metas: propósito, paixão, plano e persistência, teremos, com certeza, o sucesso esperado.
OBJETIVOS
v Levar o aluno a perceber que o espaço escolar é resultante das interações entre alunos, professores e funcionários e das suas ações sobre o mesmo;
v Valorizar o meio escolar organizando o ambiente interno e externo, preservando-o
CONTEÚDOS;
v O espaço físico;
v A finalidade da escola;
v Funcionários
v Como ajudar na escola.
MATERIAL NECESSÁRIO
v Sucatas
v Atividades mimeografadas;
v Papel metro
v Cola
v Recortes de revistas, jornais, etc.
v Papel ofício;
v Cordão;
v Giz de cera;
v Lápis de cor;
v Fita crepe.
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa – Conversa informal sobre a importância do ambiente escolar;
2ª Etapa - Trabalhos artísticos e produções escritas;
3ª Etapa – Organização para a apresentação final;
4ª Etapa – Exposição de trabalhos para a escola e comunidade.
SUGESTÕES DE TRABALHOS ESCRITOS/REFLEXÕES.
v O espaço físico;
v Os funcionários e suas funções;
v A finalidade da escola;
v Como ajudar na escola.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
v Pesquisa em livros e revistas;
v Confecção de cartazes;
v Confecção de maquetes;
v Folha tarefa, etc.
AVALIAÇÃO
v Observação da compreensão de cada um sobre a noção da importância do conhecimento e valorização do ambiente escolar;
v Produção de trabalho final para apresentação à comunidade.
Coordenação:Rute Ana Teles