“Na educação infantil, a organização do espaço e a
dinâmica que for gerada da relação entre os seus diversos componentes irão
definir o cenário das aprendizagens.”
Miguel Zabalza
Data 14.04.2012
1-
Acolhida - Oração
2-
Mensagem:
Começar é uma arte.
3-
Revisão
das questões discutidas acerca do ambiente escolar, dando mais ênfase à sala de
aula.
- De que forma os espaços para as crianças estão organizados?
- Essa organização propicia a autonomia das criança?
- Como estão organizadas as salas de aula?
- Quais os materiais que são expostos para as crianças manipularem e construírem novos objetos?
- Quanto aos espaços...
ü Podem ser considerados espaços
educativos? Por quê?
ü Garantem a segurança das
crianças?
ü Favorecem a interação entre
crianças de diferentes faixas etárias?
4- Revisão do vídeo Assim se organiza o ambiente.
Discussão
5- Estudo de texto: Organização do Tempo e do Espaço na
Educação infantil
6- Tomada de decisão: Revisão
da proposta de organização do meio ambiente elaborada na ultima reunião do
Projeto, avaliando os prazos de execução de cada um.
7- Depois de feita a análise em
grupo dos ambientes da escola, e chegada a hora de tomar algumas decisões:
- Todos os ambientes serão mantidos?
- Que ambientes serão criados?
- O que pode ser feito para torná-los seguros, acolhedores e desafiadores para as crianças?
- De que maneira as crianças podem contribuir para a organização de novos ambientes?
- A comunidade pode ser chamada a colaborar com o planejamento e organização desses novos espaços?
8-
Avaliação
do encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos a sua visita!
Volte outras vezes. Teremos sempre novidades para você.