“Na educação
infantil, a organização do espaço e a dinâmica que for gerada da relação entre
os seus diversos componentes irão definir o cenário das aprendizagens.”
Miguel Zabalza
Data 12.05.2012
1-
Acolhida – Oração
2-
Dinâmica:
As diferentes formas de olhar.
3-
Mensagem: Organização
4-
Observação
de fotos das salas de aula, antes e depois de pequenas mudanças na organização
do ambiente.
a-
Como
está organizado o ambiente de cada foto?
b-
Que
diferenças podem ser observadas no uso do espaço pelas crianças e professora?
c-
Que
materiais estão expostos para as crianças manipularem e construírem novos
objetos?
d-
Estes
espaços podem ser considerados espaços educativos?
e-
O
espaço escolar, no geral, favorece a interação entre crianças de diferentes
faixas etárias?
5- Estudo de texto: Versatilidade do
espaço.
6- Apresentação
de comentários sobre os textos estudados pelo grupo: A organização do ambiente
de Maria Carnen Silveira Barbosa
6- Depois de feito estudo do texto,
bem como a análise das fotos do ambiente escolar é chegada a hora de tomar algumas
decisões:
a-
Que
ambientes podem ser mantidos e/ou serem criados?
b-
De
que maneira as crianças podem contribuir para a organização do ambiente?
c-
O
que pode ser feito para torná-los seguros, acolhedores e desafiadores para as
crianças?
d-
Quais
elementos do ambiente escolar que estão favorecendo a autonomia e estimulando a
curiosidade das crianças?
7-
Avaliação
do encontro.
8-
Agradecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos a sua visita!
Volte outras vezes. Teremos sempre novidades para você.