Pesquisar este blog

30 de ago. de 2010

Hora de Brincar e Jogar!!!

"... A criança deve ter todas as possibilidades de entregar-se aos jogos e às atividades recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste direito". (Declaração universal dos direitos da criança, 1959)





Folclore é...

Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares transmitidos por imitação e via oral de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem geração após geração.
Na Semana do Folclore foi feito um trabalho em toda a escola que se encerrou numa apresentação para o grupo.
Veja aqui um pouquinho das apresentaçoes.

Educação Infantil.
Ensino Fundamental I


29 de ago. de 2010

Dia do Soldado.

O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias - lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

Com simplicidade prestamos ao soldado as nossas homenagens.

21 de ago. de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Como todas as escolas públicas, a nossa também recebeu a Coleção da Olimpíada, enviada pelo Ministério da Educação. E com o material em mãos a professora do 5º ano, Raí, desenvolveu, em sala de aula, as oficinas propostas.
Com o tema "O lugar onde vivo", a Olimpíada valorizou a interação das crianças e com o meio em que vivem. Ao desenvolver os textos, o aluno resgatou a história, aprofundou o conhecimento sobre sua realidade e estreita vínculos com a comunidade.
Foram meses de trabalho e valeu a pena.
Ao término do projeto em nossa escola, foram selecionados e premiados as três melhores redações da nossa Unidade Escolar.
Agora é só torcer para que nossos alunos sejam premiados mais adiante.

12 de ago. de 2010

Projeto Reciclagem.

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Na nossa escola, os alunos foram orientados pelos professores a separarem o lixo.
Se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter, muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.
Exemplos de Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado
Vejam aqui parte do nosso trabalho em prol do meio ambiente.



Entre outras atividades, o alunado fez tambem produçao textual e ilustrações sobre o tema. Veja algumas dessas produções:

11 de ago. de 2010

Trabalhando com Jornais.

Na prática do ensino os professores buscam inúmeras formas e técnicas de trabalhar um determinado conteúdo, com a finalidade de facilitar o conhecimento para o aluno, propiciando um conhecimento ideal para a formação intelectual e cognitiva do mesmo.
O jornal é um material considerado rico, desde que utilizado com sabedoria e principalmente planejamento. Ele oferece uma visão ampla e atualizada que proporcionam o trabalho em conjunto dos recursos que a comunicação oferece, juntamente com tabelas, gráficos, assuntos que exploram a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade.
Neste semestre depois de uma rica oficina de leitura com os professores, onde o tema foi a exploração de jornais desenvolvendo uma Teia de Conhecimento, estamos aplicando a oficina com o alunado, e a troca de conhecimentos e idéias acerca do assunto também estão presentes em nossos Ac's. Está sendo um trabalho muito rico.



Trabalhando com Jornais.

O jornal é um material considerado rico, desde que utilizado com sabedoria e principalmente planejamento. O jornal oferece uma visão ampla e atualizada que proporcionam o trabalho em conjunto dos recursos que a comunicação oferece, juntamente com tabelas, gráficos, assuntos que exploram a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade.

Enquanto educador, o ideal é favorecer a interação do aluno com a realidade social, sendo o jornal considerado uma das fontes para atingir tal objetivo. O jornal coloca o aluno na vivência e reflexão da atualidade, tornando um ser ativo e conseqüentemente participativo da realidade social.

O professor é responsável pela formação da cidadania e deve sempre buscar a melhor forma de repassar determinados conceitos aos seus alunos. Existem inúmeros materiais que podem ser usados com essa finalidade e o jornal é considerado como um deles, pois é extremamente positivo ao ser utilizado pelos educadores, porém de forma sábia, planejada e com objetivos a alcançar.

Reuniao de Planejamento de Trabalho
 
Posted by Picasa


Resultados dos trabalhos.
 
Posted by Picasa

4 de ago. de 2010

Saída de campo.

Os alunos da escola tiveram uma manhã movimentada nesta quarta-feira, quatro de agosto. É que o professor Adrian e a professora Marluce, realizaram uma atividade na horta. A atividade mobilizou alunos que conheceram cuidados necessários com a horta.
O professor também conversou com os estudantes sobre a importância de se alimentar de maneira saudável.
Estão de parabéns!

Alunos do segundo ano.


Alunos do terceiro ano.

2 de ago. de 2010

Projeto Eleições X Cidadania. - Abertura

A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar o próximo, não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país. Cidadania é a participação de todos em busca de benefícios sociais e igualdade. É o exercício dos direitos e o cumprimento dos deveres.
A abertura do nosso projeto foi feita o uso de fantoches. Veja aqui alguns de nossos registros. É apenas o começo...

 
Posted by Picasa

Reunião de Pais e Mestres.


Participar ativamente das reuniões de pais e mestres é fundamental para o bom andamento do ano letivo do seu filho.

É na conversa franca entre diretores, professores, coordenadores e pais que ficam claros os problemas e nascem as soluções para garantir o avanço de todos os alunos.

A boa reunião de pais nem de longe deve ser uma mera análise das notas ou um festival de reclamações.

No dia 30 de julho, mais uma vez nos reunimos para buscar melhoras para a escola e para o alunado, tendo um momento especial entre pais e professores e entrega de resultados da II unidade.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...