Pesquisar este blog

A arte e o desenvolvimento da criança

ESCOLA MUNICIPAL DOCE LAR DA CRIANÇA
A arte e o desenvolvimento da criança


Justificativa

A arte é, entre todas as atividades, a que agrega de modo mais eficiente os aspectos racionais e criativos do ser humano. Ao desenvolver uma atividade artística, o sujeito não só estará interferindo na realidade, como também estará estruturando-se de forma mais adequada, saudável e eficiente.

Através de projeto educativo integrando todas as disciplinas é possível através da exploração das artes, atrair alunos para que possam desenvolver a aprendizagem, valorizando também sua auto-imagem.

O professor precisa despertar a devida importância ao trabalho artístico usando-o como estratégia de transformação social. Através das artes o ser humano tem a possibilidade de expressar suas emoções, buscar equilíbrio, ter disciplina, respeito pelo próximo, desenvolver o trabalho em grupo e tantos outros aspectos que fazem com que a convivência seja mais humanizada. 

O ensino de Arte é área de conhecimento com conteúdos específicos e deve ser consolidada como parte constitutiva dos currículos escolares, requerendo, portanto, capacitação dos professores para orientar a formação do aluno. Este trabalho visa oferecer a oportunidade de aumento do conhecimento do grupo docente acerca do trabalho artístico, sua finalidade e seu significado, tendo em vista a compreensão e desenvolvimento intelectual do seu aluno. 


Objetivos

Oferecer aos professores a oportunidade de:

  • Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível;
  • Compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista;
  • Buscar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, vídeos, discos, cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, bibliotecas), reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias.


Periodicidade: Quinzenal

Conteúdos de Formação
           
História da arte;
Objetivos da arte na educação;
Diferenças entre a arte e o artesanato;
Os desafios do ensino de arte;
Apreciação de imagens;
A arte e o meio ambiente – exploração de materiais;
A arte e a ilustração de diferentes histórias (histórias, poesias, fábulas, mitos, lendas).


Projeto para exploração das artes com as crianças

Objetivos
- Explorar texturas de tintas, colas coloridas, giz de cera.
- Utilizar diferentes instrumentos para pintura. 
Duração

Em todo o decorrer do ano letivo, ao menos uma vez por semana, associando ao tema do projeto semestral da unidade de ensino:

·         Primeiro semestre – Projeto Preservação do Meio ambiente;
·         Segundo semestre - Projeto Viajando pela Leitura

Recursos Materiais



Mural (papel metro)
Pincel atômico
Data show
Slides
Telas
Tintas
Hidrocor
Giz de cera
Cola colorida
Tinta guache
Fantoches
Papel metro
Livros de história
Mala de Livros
Cartazes;
Papéis diversos
Câmara Fotográfica
Lousa
Coletânea de livros
Bacias grandes
 Colheres
 Pratinhos e vasilhas de diferentes tamanhos
 Pincéis
 Esponjas
Tecidos lisos
 Caixas de papelão


Professor (a) / Coordenador (a)
Rute Ana  Teles

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...