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Projeto Africanidade

ESCOLA MUNICIPAL DOCE LAR DA CRIANÇA
Projeto  Africanidade


JUSTIFICATIVA
O estudo da história do continente africano possibilita a correção das referências equivocadas que carregamos sobre os africanos, além, é claro, de tornar mais denso nossos conhecimentos sobre suas características e realidades. Um bom caminho a seguir seria o da utilização de estratégias que chamassem a atenção dos “ouvintes” (alunos ou mesmo outros educadores) para a importância da África na trajetória histórica da humanidade. É claro que também não podemos esquecer-nos de enfocar nesse trabalho seu rico e específico conjunto de sociedades e experiências culturais, sociais, econômicas e políticas.
OBJETIVOS
v  Incentivar os alunos sobre a importância de nossas raízes afro-brasileiras, de que maneira contribuíram para as diversas facetas que formaram a comunidade em que vive. Aprendendo que o povo brasileiro não deve ter idéias preconcebidas contra a cultura negra ou contra qualquer etnia existente.
v  Valorizar a cultura afro-brasileira, dentro do ambiente escolar e também dentro do ambiente familiar.
v  Sensibilizar a equipe para o trabalho com a cultura afro-brasileira e africana para o enriquecimento de seus conhecimentos.
CONTEÚDOS;
- influências africanas no vocabulário brasileiro;
- poetas africanos ;
- poetas e escritores negros no Brasil;
- letras de musicas que abordem a trajetória do negro no Brasil, que homenageiem grandes personalidades negras, que falem sobre a discriminação racial, que citem a importância da diversidade cultural no nosso País...
- comparar obras de escritores negros brasileiros de acordo com a posição que os personagens negros são apresentados em suas obras;
- estudo da arte de origem africana e afro descendentes;
- culinária;
- estudo dos grandes compositores negros no Brasil;
- estudo e confecção de máscaras pontuando a sua importância na cultura africana;
- estudo dos significados das vestes e adornos africanos;
               - estudo dos significados das danças e lutas africanas;
- África pré-colonial, seus reis e rainhas formação da população brasileira;
- grandes líderes políticos negros no Brasil e no Mundo;
- a contribuição de pessoas influentes sobre a luta do negro no Brasil, desde o Brasil Colônia até os dias de hoje, como políticos, poetas, escritores, artistas...
- mitologia comparada.;
- as riquezas naturais da África, origem da raça humana, formação da população no Brasil.
- estudos dos países pertencentes ao Continente Africano de onde partiram os negros escravizados no Brasil.
- estados brasileiros onde a presença do negro foi primordial para a formação cultural do local.
- estudo de tabelas, percentuais, dados estatísticos (IBGE).
- estudo da formação genética do povo brasileiro;
- composição nutricional da culinária africana;
- estudo sobre epidemias/qualidade de vida na África;
            - estudo da capoeira, ritmos;
            - a identidade, a ética, o respeito, a diversidade cultural, o sincretismo religioso.

MATERIAL NECESSÁRIO


v  Sucatas;
v  Atividades mimeografadas;
v  Papel metro;
v  Cola;
v  Recortes de revistas, jornais, etc.
v  Papel ofício;
v  Cordão; 
v  Giz de cera;
v  Lápis de cor;
v  Fita crepe;
v  Filmes;
v  Aparelho de som;
v  Tinta;
v  Argila;
v  Cartolina;
v  Câmara digital
v  Pó de serra;
v  Sucatas
v  Folhas de isopor
v  Papel colorido
v  Telas de Pintura
v  Tinta;
v  Livros;
v  Jornais
v  Fita adesiva colorida




DESENVOLVIMENTO

1ª Etapa -  Abertura com a história Menina Bonita do Laço de Fita;
2ª Etapa –  Desenvolvimento do projeto;
3ª Etapa –  Exposição dos trabalhos;
4ª Etapa – Culminância do projeto com apresentações para a escola e comunidade.

AVALIAÇÃO

v  O trabalho será continuamente avaliado, observando-se o interesse e a participação dos alunos na execução de suas atividades.
v  Será feita uma exposição de murais, painéis e maquetes, etc.,
v  Produção de trabalho final para apresentação à comunidade.

SUBTEMAS PARA A APRESENTAÇAO FINAL



v  Rituais e danças africanas: capoeira, samba e maracatu.
v  A influência africana nas brincadeiras brasileiras;
v  Contribuições trazidas pelos negros
v  Culinária de origem africana;
v  Estilos musicais de origem africana
v  Instrumentos artísticos usados na cultura africana: argila, madeira, etc.
v  Acalantos;
v  Dramatização: Enxergando o outro sob um ângulo diferente.



Professor (a) / Coordenador (a)
Rute Ana Teles






4 comentários:

  1. Gostei colega,você está demais!! O Projeto é riquíssimo!!
    Enedina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos visite sempre e estaremos tendo mais novidades.

      Excluir
    2. Parabéns pela organização e clareza.Muito bacana!!

      Excluir
  2. Olá, boa noite!
    Gostaria de saber se você continua desenvolvendo esse projeto em alguma escola. Me interessei como possibilidade para um relato de experiências.
    Obrigada!
    Socorro Lacerda

    ResponderExcluir

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