Pesquisar este blog

Projeto Viajando Pela Leitura




Projeto Viajando pela leitura

Justificativa:

A leitura é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ela amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes idéias e experiências. Assim, é obrigação da escola desenvolver o gosto e o prazer pela leitura, tornando os estudantes capazes de compreender diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade, de modo a formar leitores competentes e autônomos, contribuindo para a sua inclusão e interação na sociedade.

Objetivos:

Geral:

Incentivar o prazer pela leitura no contato de diversas obras, através da descoberta das histórias, poesias, fábulas, mitos, lendas, cordel, entre outros, propostos pelos livros e das rodas de cotação das mesmas, propiciando uma troca de idéias, ampliando a capacidade leitora.

Específicos:

Despertar o prazer de ler;
Desenvolver a oralidade; 
Desenvolver a habilidade de interpretar textos.


Conteúdos:

Estrutura e elementos dos tipos de texto;
Dicção, entonação e tom de voz audível;

Características, organização e estrutura dos textos: recursos linguísticos, foco narrativo, personagens, trama, elementos cronológicos e psicológicos.
Análise e interpretação: conteúdo, contexto de produção e de recepção.
Autores;

Interpretação: História e Arte.




Recursos Materiais e Didáticos.




Apostilas
Mural (papel metro);
Pincel atômico;

Data show
Slides
Telas
Tintas
Hidrocor
Giz de cera
Cola colorida
Tinta guache
Fantoches
Papel metro
Livros de história
Mala de Livros
Cartazes; painéis; papéis diversos.
Câmara Fotográfica

Lousa;
Coletânea de livros 





Duração:
v  De julho a outubro de 2011.

Sugestão de Atividades

·         Conversar com os alunos sobre contos, histórias, lendas e outros tipos de texto;
·         Pedir-lhes que leiam ou contem oralmente textos para os colegas, observando a entonação, dicção e tom de voz.
·         Fazer um levantamento de elementos que existem nesses tipos de texto.
·         Anotar o que disserem em fichas coloridas e afixar no mural.
·         Expor os textos no mural para que fiquem à disposição para serem lidos sempre que quiserem.
·         Realizar oficina de cordel: trazer cordelista; convidar Nivaldo Cruz (Clévia).
·         Divulgar e oferecer para leitura os livros da escola;
·         Realizar um passeio à Feira de Livros, organizada pela SEC, entre 16 e 21 de agosto.
·         Desenvolver atividade semanal em grupo no pátio (Momento no Pátio) definindo o trabalho e a responsabilidade previamente.

Sugestões:
ü  Dramatização;
ü  Declamação de poesia;
ü  Cineminha (data show)
ü  Cotação de historias
ü  Fantoches / dedoches
ü  ...
·         Produção textual
·         Produção do livro de histórias.
·         Encenação de Contos;
·         Exposição de cartazes e painéis.



Competências e Habilidades.
• Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de organização cognitiva da realidade pela constituição e informação.
• Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
• Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações.
• Entender a natureza das tecnologias da informação como integração de diferentes meios de comunicação, linguagens e códigos, bem como a função integradora que elas exercem na sua relação com as demais tecnologias.
• Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida.
• Aplicar os recursos lingüísticos e expressivos da linguagem oral em contextos específicos.
• Estabelecer comparação entre textos. • Sintetizar elementos significativos dentro de uma narrativa
• Reconhecer a multiplicidade de possibilidades de interpretação de um texto literário.• Utilizar os recursos lingüísticos e expressivos dos gêneros.
• Interpretar textos em relação a seu conteúdo, contexto de produção e leitura.

Avaliação
• Avaliação contínua em todo o decorrer do projeto.
• Participação, desempenho individual e coletivo de todos os alunos envolvidos.
• Interpretação e entendimento das atividades propostas no desenvolver do projeto.

Subtemas para a apresentação final:



Grupo 4 – Contos de Fada 
Grupo 5 – Contos de Fada
1ª A – Contos de Fada
1ª B – Fábulas
2º A – Poesia
2º B – Poesia e Cordel
3º - Fábulas
4º A - Cordel
4º B – Contos clássicos
5º - Contos de mistérios, mitos e lendas






LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...