Pesquisar este blog

15 de mai. de 2012

Projeto Paralapracá - Reunião Nº 16 - Maio de 2012



“Na educação infantil, a organização do espaço e a dinâmica que for gerada da relação entre os seus diversos componentes irão definir o cenário das aprendizagens.”
Miguel Zabalza


Data 12.05.2012


1-      Acolhida – Oração
2-    Dinâmica: As diferentes formas de olhar.
3-    Mensagem: Organização
4-  Observação de fotos das salas de aula, antes e depois de pequenas mudanças na organização do ambiente.
a-      Como está organizado o ambiente de  cada foto?
b-      Que diferenças podem ser observadas no uso do espaço pelas crianças e professora?
c-       Que materiais estão expostos para as crianças manipularem e construírem novos objetos?
d-      Estes espaços podem ser considerados espaços educativos?
e-      O espaço escolar, no geral, favorece a interação entre crianças de diferentes faixas etárias?
5-    Estudo de texto: Versatilidade do espaço.
6-   Apresentação de comentários sobre os textos estudados pelo grupo: A organização do ambiente de Maria Carnen Silveira Barbosa
6-    Depois de feito estudo do texto, bem como a análise das fotos do ambiente escolar é chegada a hora de tomar algumas decisões:
a-    Que ambientes podem ser mantidos e/ou serem criados?
b-   De que maneira as crianças podem contribuir para a organização do ambiente?
c-    O que pode ser feito para torná-los seguros, acolhedores e desafiadores para as crianças?
d-   Quais elementos do ambiente escolar que estão favorecendo a autonomia e estimulando a curiosidade das crianças?
7-          Avaliação do encontro.
8-          Agradecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua visita!

Volte outras vezes. Teremos sempre novidades para você.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...