Pesquisar este blog

3 de abr. de 2012

A sala de educaçao infantil após o estudo acerca da organização do ambiente escolar




A organização do ambiente escolar, em especial a sala de educação infantil, deve ser harmoniosa, colorida, com móveis e objetos que convidem as crianças à brincadeira e interagirem entre si e com o adulto. A disposição do mobiliário deve possibilitar à criança visualizar o adulto, mas não deixá-la dependente para todas as atividades.

A organização do espaço, das parede, escolha das cores utilizadas, devem ser definidos pelo professor e seus alunos, fundamentado nas preferências e desejos das crianças, considerando as experiências fora do âmbito escolar, nos projetos a serem trabalhados, entre outros fatores.

A partir dos estudos feitos acerca do referido assunto, as professoras de educação infantil em nossa escola começaram a modificar a sua forma de trabalho, bem como a organização da sala de aula. Como pode ser observado nas fotos acima, enquanto parte da turma está a realizar uma atividade, recebendo o auxílio direto da professora, outro grupo se encontra no cantinho de leitura.  Este está sendo o nosso primeiro passo para propiciar e estimular a criança a escolher de forma autônoma dentre as diversas atividades disponíveis a cada dia, criando um ambiente adequado aos objetivos do educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua visita!

Volte outras vezes. Teremos sempre novidades para você.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...